Gêneros literários
Classificações;
Soneto; É um poema lírico de forma fixa, composto de 14 versos. Dois quartetos (estrofe com 4 versos) e dois tercetos (estrofe com 3 versos) com rimas geralmente em A-B-A-B, A-B-B-A, C-D-C, D-C-D e com métricas compostas de versos decassilabos(dez silabas) e versos alexandrinos(doze silabas).
Ode; É o poema lírico em que o emissor faz uma homenagem à Pátria (e aos seus símbolos), às divindades, à mulher amada, ou a alguém ou algo importante para ele. tem sua origem na poesia clássica grega. É uma poesia de exaltação geralmente uma música.
Hino; O Hino é uma Ode com acompanhamento musical, é uma poesia de louvor à pátria ou às divindades.
Elegia; Poesia lírica que expressa sentimentos tristes ou morte.
Écloga; Poema em forma de diálogo que louvam os encantos da vida rural, cujos intérpretes são em regra pastores.
Épitalâmio; Na literatura grega é um poema de homenagem aos noivos no momento do casamento. Logo são uma exaltação as núpcias de alguém.
Sátira; Poesia ou técnica literária que ridiculariza os defeitos humanos, determinadas situações ou determinados temas.
O gênero dramático é formado por obras dialogadas em que as próprias personagens atuam, sem serem, em geral, apresentadas por um narrador. No teatro, o autor desaparece de cena, deixando as personagens viver a ação e se comunicarem através do diálogo.
Tragédia; Ele representa ações dolorosas da condição humana, no caso são pessoas comuns. A ação visa provocar no espectador piedade e terror, terminando em geral de forma fatal. Também com o objetivo principal de inspirar medo e compaixão aos que a assistiam, através da exposição de cenas de grandes feitos de virtude ou de crime, além de desgraças ou infortúnios, castigos e traições. Acreditava-se que, por meio