Roteiro para elaborar um manual de dispensação de medicamentos
1. APRESENTAÇÃO
Primeiramente é conveniente fazer toda a apresentação da empresa, colocando os dados gerais, como: nome, CNPJ, endereço, telefones, nome do farmacêutico responsável e n.º do seu CRF. Devemos ressaltar que todo o manual deve ser assinado pelo responsável técnico e pelo representante legal da empresa.
2. QUALIFICAÇÃO E RESPONSABILIDADE DO PESSOAL
a) O pessoal envolvido com os medicamentos tanto no seu manuseio quanto no seu controle, devem receber treinamentos para estes conhecimentos e experiência para o trabalho ao qual se propõe.
b) O Farmacêutico responsável, caso não seja o proprietário do estabelecimento, necessita receber de seus superiores todo o apoio necessário para um trabalho eficiente, como exigem as boas práticas de dispensação de medicamentos.
3. INSTALAÇÕES
A correta armazenagem dos medicamentos, é fundamental para garantir sua eficácia, sendo assim o estabelecimento deve ter:
a) Espaço para o fluxo racional de pessoal e materiais, visando reduzir ao mínimo o risco de:
- Quebras / contaminações
b) As caixas dos medicamentos não devem ser colocadas diretamente no chão.
c) Os medicamentos termolábeis devem ser imediatamente guardados quando chegam na farmácia, e deve-se fazer a verificação da temperatura da geladeira pra saber se está ideal.
d) Os locais de trabalho devem ser mantidos limpos, isentos de pó e contaminação, o lixo coletado nas dependências deve ser eliminado através de sistemas seguros e higiênicos, sendo depositados em recipientes especiais com tampa e removidos o mais rápido possível. Atenção especial deve ser dada ao lixo da sala de injetáveis.
4. O RECEBIMENTO DAS MERCADORIAS
1. No ato do recebimento, cada entrada deve ser examinada quanto à respectiva documentação e fisicamente inspecionada para que sejam verificados suas condições físicas, rotulagem, tipo, data de fabricação, validade e quantidade.
2. Conferir a nota fiscal quanto à razão