Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio
O presente texto, “Concepções e mudanças no mundo do trabalho e o ensino médio”, do autor Gaudêncio Frigotto, vem tratar de assuntos relacionados com a sociedade capitalista, e vem mostrar-nos que o que prevalece é a ideologia dominante e com isso há uma desigualdade entre classes sociais. Este trabalho de Frigotto se aprofunda em diversos temas presentes em nosso meio social, entre esses temas, podemos destacar os trabalhos nas sociedades de classes, o desemprego estrutural e a relação da educação básica de nível médio e médio integrado.
O primeiro assunto a ser tratado é “O trabalho na sua dimensão ontológica e ontocriativa”. O ser humano se diferencia dos animais, pois cria e recria a ação de seu trabalho. Para entendermos melhor como acontece essa dimensão ontológica, vamos perceber que o trabalho faz parte da vida do homem, não é vista apenas como uma atividade laborativa ou emprego, mas tudo o que faz parte da vida humana, simultaneamente as necessidades do ser humano que estão ligadas, a cultura, ao lúdico, estético, afetivos entre outros.
O trabalho assume diversas formas, como trabalho servil, escravo e também assalariado. Os trabalhadores lutam por seus ideais, superando as relações de uma sociedade capitalista, conquistando suas necessidades básicas, pois o trabalho humano deve ser visto, tanto em uma esfera que busque a necessidade e também a liberdade do trabalhador. A concepção ontocriativa busca o sentido da propriedade onde há uma troca do ser humano e a natureza, na concepção ontológica o ser humano pode agir de maneira solidária com outras pessoas, com a ajuda de outros, o homem pode se aprofundar melhor em seu conhecimento.
Como podemos perceber, com o avanço da tecnologia, o ser humano tem melhores condições de vida, com o trabalho, temos como princípio a educação, que comprova que o homem está ligado à natureza. O cuidado que devemos ter é saber