Roteiro de Leitura
As questões abaixo elencadas referem-se ao texto “Os mitos que cercam o ato de escrever”, de Lucília H. do C. Garcez, entregue previamente para leitura.
1 A introdução do texto (articulada nos dois parágrafos iniciais) organiza-se em torno de duas informações essenciais. Explicite essas informações.
A autora fala dos mitos e crenças que cercam o ato de escrever que se iniciam, na maioria das vezes, durante a vida escolar e que nos faz acreditar que escrever é um dom dado a poucos, que não exige empenho, mas a autora afirma que todos podem escrever bem.
2 No desenvolvimento, a autora desmitifica seis crenças relacionadas ao ato de escrever. Liste essas crenças e explicite os motivos pelos quais não se deve acreditar nelas. Atenha-se tão somente às ideias expostas pela autora no texto.
Segundo Garcez, escrever é uma habilidade para poucos e não um dom, é um ato que exige empenho e trabalho e não um fenômeno espontâneo, exige estudo sério e não é uma competência que se forma com algumas “dicas”, é uma prática que se articula com a prática da leitura, é necessário no mundo moderno e é um ato vinculado a práticas sociais, levando em consideração o que está explicito no texto o ato de escrever não é um dom para poucos é uma habilidade desenvolvida através de muito empenho e trabalho, que vai sendo construída ao longo dos anos, escrever exige muito a memória, o raciocínio, conhecimento de natureza são algumas dessas habilidades, que só podem ser adquiridas através da prática diária e da leitura, pequenas dicas e truques não ajudaram na escrita apenas produzem textos defeituosos, trucados e artificiais, por tanto não devemos acreditar nessas crenças, devemos acreditar que todos nós podemos ser bons escritores, com muito esforço e dedicação todos podem escrever bem.
3 No que se refere à progressão do texto, que relação semântica se observa entre a conclusão e as outras partes do texto (introdução e desenvolvimento)?