sistema operacional
Para que o hardware ou parte física de um computador possa funcionar, faz-se necessário um conjunto de regras e ordens que coordenem todos os processos realizados. Tal conjunto é denominado software ou parte não material do sistema. Graças ao software (integrado por uma enorme quantidade de programas que interagem entre si) todos os recursos podem ser utilizados em qualquer sistema informatizado.
Funciona como um intermediário entre o usuário e o hardware, tornando o uso do computador mais conveniente.É a c omunicação do usuário com o hardware.
Todo o conjunto de programas que compõem o software pode ser dividido em dois grupos bem diferenciados:
1º Software básico: conjunto de programas imprescindíveis para o funcionamento do sistema. (Drivers controladores de hardware)
2º Software aplicativo. Conjunto de programas a serem utilizados pelo usuário(Word, Internet Explorer, Paciência).
À esse software, dá-se o nome de Sistema Operacional.
S.O Comuns
Microsoft Windows Vista e XP – Sistema operacional para estações de trabalho, sejam elas domésticas ou em ambiente corporativo. Microsoft Windows Server 2003 – Sistema operacional para servidores, com recursos para gerenciamento de usuários e estações de trabalho. Linux (CentOS, Fedora, Debian, Suse, Slackware, Kurumin)– Sistema operacional utilizado tanto em servidores quanto estações de trabalho. Possui uma ampla disponibilidade de aplicativos compatíveis, como servidores de rede, aplicativos multimídia, entre outros.
Tipos de sistemas operacionais
Existem 4 tipos básicos de sistemas operacionais. Eles são divididos em grupos relacionados com o tipo de computador que controlam e o tipo de aplicativos que suportam. Estas são as categorias mais abrangentes:
• sistema operacional de tempo real (RTOS - Real-time operating system). É utilizado para controlar máquinas, instrumentos científicos e sistemas industriais.
• monousuário, monotarefa. O