Roteiro de leitura
Auxilio para um boa leitura
IV. A IMAGEM DO AUTOR
Objetivando convencer, persuadir o leitor da credibilidade de sua fala, o autor assume uma imagem de si frente ao leitor, o (co-autor). Ex: Uma imagem de um profissional sério (um jornalista que persegue a seriedade em seu trabalho).
VI. RECURSOS ARGUMENTATIVOS
a) O “outro”, falas que reforçam a credibilidade do autor: depoimentos, testemunhos, etc... É fundamental que nesse sentido, o professor alerte o aluno quanto ao uso das aspas no texto, como sendo sempre um sinal de alerta, um recurso do autor a ser desvendado pelo aluno.
b) Gráficos informativos, ou também chamados infográficos, recursos visuais que o autor utiliza para reforçar sua argumentação, visando a credibilidade de sua fala: fotos, caricaturas, desenhos, textos curtos informativos.
V I. MODOS DE LEITURA
Há vários modos de leitura nos quais podemos identificar os diferentes tipos de relações que envolvem todo o processo de leitura:
a. O que tem relevância para o leitor é relação do texto como autor (seria, por exemplo, o modo de leitura que responde a questão: “o que o autor quis dizer?”.
b. A relevância é a da relação do texto com outros textos (seria por exemplo, a leitura comparativa).
c. A relevância é a relação do texto com seu referente, seu conteúdo (seria por exemplo, a leitura que responde a questão: “o que o texto diz de X”?).
d. A relevância é a relação do texto com o leitor (seria a explicação do papel do leitor, respondendo a questão: “o que você entendeu?”).
ORLANDI, Eni (2003)
vância é a da relação do texto com outros textos (seria, por exemplo, a leitura comparativa);