ROTEIRO DE HISTORIA
IDADE MÉDIA:
Idade Média e Romantismo:
A idade média também é conhecida como a “idade das trevas” ou “noite dos mil anos”. Isso mostra a visão negativa que temos sobre esse período histórico. Acontece que essa visão negativa foi historicamente construída, condicionada. Por exemplo, no século XIX a Idade Média foi muito lembrada de uma forma positiva (ex: castelo de Neuschwanstein que é a inspiração do castelo da Cinderella). Isso aconteceu porque no século XIX tudo era novo, as certezas que se tinha mudaram, não se tinham mais, portanto eles se apegaram à Idade Média, é como um conformadorismo, ela se torna extremamente valorizada.
Duas matrizes formam nossa visão da Idade Média:
1) Renascimento: ruptura e negação dos valores medievais. É o período que sucede a Idade Média, podemos ver que até esse nome, RENASCIMENTO, mostra essa visão negativa e contra os valores medievais.
2) Romantismo (sec. XIX): busca e valorização da Idade Média.
Mas, mesmo a Idade Média que era valorizada no período do Romantismo, era idealizada. A principal característica da Id. Média é o cristianismo, a religião e a Id. Média do século XIX é muito pagã e não cristã. Podemos observar que os quadros pintados nesse século sobre a Id. Média são muito incoerentes com o que era e o cristianismo é totalmente não representado.
Ao valorizar a Idade Média, o Romantismo acaba criticando a modernidade: critica ao desencantamento do mundo (religião, magia, UTOPIAS) critica a quantificação do mundo ( contra reificação do dinheiro, busca de formas pré-capitalistas – novelas) critica a mecanização do mundo (busca da natureza, bucolismo, fabricas infernais) critica a abstração racionalista (amor idealizado) critica a dissolução dos vínculos sociais (alienação nas relações humanas, mergulho na subjetividade)
Periodização:
A Id. Média é dividida em duas partes:
ALTA IDADE MÉDIA (século V ao X) fim do Império Romano povos germânicos modo de produção feudal
BAIXA