Roteiro de Dureza
Ensaio de Dureza
OBJETIVOS Compreender os procedimentos básicos para a realização do ensaio de dureza e microdureza, tais como preparação dos corpos de prova (CPs) e cuidados na operação do durômetro e microdurometro. Aprender a fazer leituras de durezas em diversas escalas e fazer uma estimativa da composição e resistência à tração de aços a partir dos dados colhidos no laboratório.
INTRODUÇÃO E TEORIA
Na ciência dos materiais, dureza é a propriedade característica de um material sólido, que expressa sua resistência a deformações permanentes e está diretamente relacionada com a força de ligação dos átomos. Na engenharia mecânica a dureza é uma medida da resistência que um material oferece à penetração ou ao riscamento um em relação ao outro.
O primeiro método padronizado de dureza de que se tem noticia é o processo Mohs desenvolvido em 1822, baseado no processo de riscagem para os minerais, que é uma tabela arbitrada de 1 a 10 na qual figuram alguns desses em escala crescente a partir do talco ao diamante. Devido as suas limitações apresentadas para medição de dureza dos metais foi necessário o desenvolvimento de outros métodos de medição de dureza mais precisos e que dessem mais clareza as diferentes resistências à penetração de diferentes metais. A seqüência de evolução foi a seguinte:
- 1900, Dureza Brinell (HB)
- 1920, Dureza Shore, baseada na perda de energia.
- 1922, Dureza Rockwell (HR)
- 1925, Dureza Vickers (HV)
- Microdureza, Knoop (HK)
- Microdureza, Vickers (HV)
Este ultimo método permite a medida de dureza diretamente sobre os grãos da microestrutura do material, o que permite diferenciar as diferentes resistências das fases constituintes do material, por exemplo a ferrita, a perlita e a cementita de um aço ao carbono. A partir da dureza dos aços podemos estimar sua composição. Com ensaios pode-se determinar o tipo do material (% de carbono, por exemplo), o