cations por via umida
Objetivo:
Analisar cátions mais comuns através de seu diferente comportamento perante reagentes químicos específicos, o que permite identificar sua presença facilmente.
Introdução:
Nesses tipos de experimento, os ensaios são feitos com substâncias em pequenas quantidades de soluções, ou seja, por via úmida.
Desta maneira, é notada a ocorrência da reação pela formação de precipitado, desprendimento de gás ou mudança de cor. Sendo assim, as maiorias das análises qualitativas são feitas por via úmida.
Os reativos são adicionados para formação de sais de características conhecidas através da precipitação.
Materiais Utilizados:
A) Pipeta volumétrica
B) Bico de Bunsen
C) Balança Analítica
D) Tubo de Ensaio
E) Bastão de Vidro
F) Béquer
G) Espátula
H) Pinça de madeira
I) Conta gotas
Procedimentos:
1- Amônio
1.1 – Adicionou-se num tubo de ensaio com auxílio de um conta gotas, 3 gotas de solução de cloreto de amônio 0,2 mol.L- e 10 gotas de solução de hidróxido de sódio 4,0 mol.L-¹.
1.2 – Aqueceu-se cuidadosamente o tubo de ensaio no bico de bunsen e testou-se a amônia desprendida da solução, utilizando-se uma tira de papel (fenolftaleína) colocando-se sobre o tubo, porém sem tocá-lo. A mudança de cor do papel tornassol indicou a presença de amônia que deixa o meio básico devido à formação de amônia aquosa (hidróxido de amônio).
Cálculos:
Cloreto de Amônio
NH4Cl = 53,5 g.mol-¹ 0,2 mol -------1L 1 mol ----------53,5g X --------0,005L 0,001 mol--------X X= 0,001 mol m1= 0,054 g
Hidróxido de Sódio
NaOH = 40g.mol-¹ 160g-------1 L
1 mol------ 40g X --------0,005L
4,0