ROTEAMENTO RESUMO
VLAN é uma sub-rede IP separada logicamente.
As VLANs permitem a existência de várias redes IP e sub-redes na mesma rede comutada.
Para que os computadores se comuniquem na mesma VLAN, cada um deve ter um endereço IP e uma máscara de sub-rede correspondentes a essa VLAN.
O switch precisa ser configurado com a VLAN e cada porta correspondente deve ser atribuída a essaVLAN. Uma porta de switch com uma única VLAN configurada é chamada de porta de acesso.
Lembre-se: só porque dois computadores estão conectados fisicamente ao mesmo switch não significa que eles podem se comunicar.
Segurança Grupos que têm dados confidenciais são separados do restante da rede, o que diminui as chances de violações das informações confidenciais.
Redução de custo Economia de custos é resultante da menor necessidade das atualizações de rede caras e do uso mais eficiente da largura de banda e dos uplinks existentes
Desempenho mais alto Dividir as redes da Camada 2 simplesmente em vários grupos de trabalho lógicos (domínios de broadcast) reduz um tráfego desnecessário na rede e aumenta o desempenho. Maior eficiência do pessoal de TI VLANs simplificam o gerenciamento da rede porque os usuários com requisitos de rede semelhantes compartilham a mesmaVLAN.
Tronco é um link ponto-a-ponto entre dois dispositivos de rede que transporta mais de uma
VLAN.
Um tronco de VLAN permite estender as VLANs através de uma rede inteira.
NAT
O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços IP v4 na Internet.
Cada computador que acessa a Internet deve ter o protocolo TCP/IP corretamente instalado e configurado.
Para isso, cada computador da rede interna, precisaria de um endereço IP válido na Internet.
Não haveria endereços IP v4 suficientes.
A criação do NAT veio para solucionar esta questão. (ou pelo menos fornecer uma alternativa até que o IP v6 esteja em uso na maioria dos sistemas da Internet).
Com o uso do NAT, os computadores da rede