Trabalho OSPF RIP
Rodrigo Borba, Giovanni Lazzaretti
Andrea Krob
Redes de Computadores
Centro Universitário La Salle (UNILASALLE)
Canoas – RS – Brazil borbaz@yahoo.com.br, contadogiovanni@gmail.com
Abstract. O abstract apresenta o texto do resumo em inglês. Quando o autor não tem domínio da Língua Inglesa, recomenda-se que este peça para alguém corrigir o abstract do trabalho.
Resumo. O resumo consiste na apresentação clara e concisa dos pontos relevantes do trabalho e pode influenciar ou estimular a leitura do texto na íntegra. É redigido pelo autor em um único parágrafo, com 500 caracteres (sem espaço) no máximo. O texto, composto por uma sequência de frases completas e não por uma enumeração de tópicos, deve ressaltar o objetivo, o resultado e as conclusões do trabalho, bem como a metodologia utilizada para sua elaboração. Deve-se utilizar frases afirmativas, evitar a repetição de frases inteiras do original e respeitar a ordem em que as idéias são apresentadas no trabalho.
1 Introdução
Basicamente a Internet é um conjunto de redes interconectadas e os equipamentos que fazem estas conexões são chamados de roteadores. Os roteadores estão organizados de forma hierárquica, onde alguns são utilizados apenas para trocar dados entre grupos de redes controlados pela mesma autoridade administrativa enquanto outros fazem também a comunicação entre outras autoridades administrativas. A entidade que controla e administra um grupo de redes e roteadores se chama Sistema Autônomo ou AS. [RFC 1930]. A definição clássica de um Sistema Autônomo é um conjunto de roteadores sob uma única administração técnica. Um AS utiliza um protocolo de roteamento interno (IGP) e métricas comuns para rotear pacotes e um protocolo de roteamento externo (EGP) para rotear pacotes para outros AS's. Uma vez que esta definição clássica foi desenvolvida, tornou-se comum para um único AS usar vários protocolos de roteamento internos e por vezes, vários conjuntos