Protocolo
1 - Pesquisar quais os tamanhos máximos de quadros suportados por cada tecnologia de enlace de dados.
R: Entre 64 e 1518 bytes
PPP -> 296
IEEE 802.3 -> 1,492
FDDI F ->4.352
Ethernet -> 1.500
ATM -> 9.180
Frame Relay -> 1.600
X. 25 -> 576
2 - Apresente as principais características e as vantagens e desvantagens dos endereçamentos IPs. “Classes Cheias” (Classfull) e os “Sem Classe”(Classless).
R: Classful: Os roteadores que utilizam protocolos de roteamento classful fazem anúncio de rotas em classe cheia (padrão). Eles anunciam apenas uma rota para todas as suas interfaces pertencentes a uma mesma rede dentro das classes A, B ou C. Essa funcionalidade é chamada de auto resumo, uma característica dos protocolos classful. O RIP-1 e o IGRP realizam auto resumo por default.
Classless: Os protocolos de roteamento classless, diferentemente dos protocolos classful, enviam informações da máscara de sub-rede junto às atualizações de roteamento. Esses protocolos possuem suporte a VLSM (Variable Length Subnet Masks) e ao resumo de rotas. O
RIP-2, EIGRP, IS-IS e OSPF são exemplos de protocolos classless.
Com o roteamento classful o roteador só utilizará a rota padrão quando a rede de destino não estiver indicada na tabela de roteamento, pois, do contrário ele associará a sub-rede de destino a uma das entradas da tabela, que pode não ser a mais específica. Com o roteamento classless a rota padrão será utilizada sempre que o pacote não combinar com uma rota mais específica da tabela de roteamento.
Vantagens: Simplicidade do processo de criação de sub-redes, Facilidade de memorização de endereços Desvantagens: Desperdício de endereços, Redução da flexibilidade da rede, Limita o número de sub-redes físicas, Impõe sub-redes físicas com quantidade semelhantes de estações
3. ARP é citado como um ponto fraco em segurança. Explique por quê ?
R: Porque quando um computador que deseja enviar a mensagem procura um IP