Logística
Em contraste com o transporte, a estocagem e o manuseio de produtos ocorrem primariamente nos pontos nodais na rede da cadeia de suprimentos. A estocagem já foi interpretada como “o transporte a zero quilômetro por hora”.
Necessidade de um Sistema de Estocagem
Para chegar perto da coordenação perfeita entre oferta e demanda, a produção teria de ser instantaneamente reativa e o transporte inteiramente confiável, com tempo zero de entrega. As empresas fazem uso de estoques para melhorar a coordenação entre oferta e procura e igualmente a fim de reduzir seus custos totais. Os custos da estocagem e do manuseio dos materiais são justificados porque podem ser compensados pelos custos do transporte e de compras – produção. A empresa evita as amplas flutuações nos níveis de produção resultantes das incertezas e variações nos padrões de demanda. Os estoques acumulados podem se traduzir em redução dos custos dos transportes pela movimentação de quantidade maior, mais econômica e equilíbrio eficiente e econômico entre os custos de armazenamento, produção e transporte.
Razões para a Estocagem
• Redução dos Custos de Transporte / Produção – A armazenagem e o estoque associado são despesas adicionadas, mas podem ser compensadas pelos custos menores obtidos a partir do aumento da eficiência no transporte e na produção.
• Coordenar oferta de demanda – Empresas que trabalham com produção altamente sazonal, e com uma demanda razoavelmente constante, têm problemas para coordenar oferta e demanda. Por outro lado às empresas que precisam suprir um produto ou serviço com demanda sazonal ou incerta, normalmente produzem a um nível constante durante o ano a fim de minimizar os custos de produção e acumular os estoques necessários para suprir a demanda durante uma temporada relativamente curta de vendas.
• Assessorar no processo de produção – A armazenagem pode fazer parte do processo de produção