Conceito de sociologia, educação e sociologia da educação
Os tempos atuais nos trazem mudanças que são cada vez mais aceleradas. Estas se refletem em nosso cotidiano exigindo-nos adaptações e assimilações constantes. O nosso jeito de falar, trabalhar, assim como de estudar são alterados. Não estudamos mais como antigamente. Hoje, temos um elemento-chave que faz parte, permanentemente, desta atividade - o ‘computador’. Os currículos escolares se modificam para acompanhar essas mudanças e como um dos frutos de todas essas transformações temos uma nova metodologia de ensino que é o Ensino a Distância – EaD.
Dentro desse contexto descrito acima, a Sociologia, como outras disciplinas, inicia sua trajetória “on-line” ao seu lado.
Tendo em vista essas novas necessidades, procuramos organizar uma disciplina que propicie a você – aluno – uma auto-suficiência, isto é, que você seja capaz de conduzir o seu processo de aprendizagem, fazendo a leitura do material, interagindo com o conteúdo e se auto-avaliando ao final de cada unidade de estudo.
Se por um lado a Sociologia é considerada uma ciência nova, pois nasceu no século XIX, por outro lado, é considerada também uma ciência dinâmica que incorpora novas questões, constantemente, ao seu objeto de estudo e amplia suas relações com outras ciências. E é essa visão dinâmica que enfatizamos em nossos estudos, procurando não só transmitir conhecimentos, mas estimular a reflexão, contribuindo para fomentar a produção de conhecimentos através da pesquisa.
Dessa forma, iremos introduzi-lo no estudo das principais problemáticas que fazem parte do arcabouço teórico desta disciplina, assim como não deixaremos de examinar seus principais pensadores que montaram os diferentes paradigmas no intuito de embasá-lo para a compreensão da realidade social aplicando a teoria à prática através de exemplos de sua vida real.
As profundas mudanças que vivenciamos hoje conferem à Sociologia um especial papel analítico, daí a importância do seu ensino na formação