sociologuia
3417 palavras
14 páginas
Contribuições da sociologia para a educaçãoDesde já, posso imaginar que você está se perguntando em que medida a sociologia pode lhe ajudar se você vai ser professor do ensino fundamental, não é mesmo? Afinal, a sociologia parece ser uma disciplina de gente que só vive para estudar... Coisa de intelectual avançado... Algo do tipo: você mesmo!!! É isso aí! A sociologia irá permitir que possamos entender melhor a função da educação e sua relação com a sociedade e a cultura.
O que é sociedade? Um pergunta muito fácil... Mas de resposta complexa. Não podemos nos permitir em acreditar que sociologia se resume em um aglomerado de pessoas que convivem num ambiente comum. Só para termos um exemplo, dá uma olhada no dicionário mais próximo que você tem... Encontrou diferentes conceitos? Qual você adotaria?
Analisemos uma coisa: todas as pessoas têm um conceito de sociedade. Afinal, ela é bem conhecida, pois todos os seres humanos vivem em uma. Até os animais vivem em sociedade.
Mas, o interesse aqui é tratar da sociedade de seres humanos.
Toda sociedade possui seus mecanismos próprios, ou seja, possui um sistema familiar, um sistema cultural com suas normas (o que deve ser obedecido, quem deve ser respeitado), hábitos e costumes.
Neste sentido, a sociologia preocupa-se com a dinâmica das sociedades. A primeira pessoa que usou esse termo foi um eminente pensador francês chamado Auguste Comte (1798-1857), o qual designou a sociologia como ciência da sociedade. Depois de Comte, há uma tríade clássica da sociologia: Émille Durkheim, Karl Marx e Max Weber, os quais chamaremos pelo sobrenome. Deixemos a intimidade, de chamar pelo primeiro nome, aos brasileiros.
Pois bem, Durkheim conceituou a sociologia como sendo “a ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento, ou seja, toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade [2]". Weber por sua vez, disse que a sociologia é “uma ciência que se propõe compreender por interpretação a atividade