As tres leis de newton
O conceito de aceleração física é muito simples, pois é a variação da velocidade por unidade de tempo. Relação da gravidade com a aceleração no movimento sobre a globina.
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário Definição de aceleração física e velocidade
O conceito ou definição de aceleração física é muito simples, pois é a variação da velocidade por unidade de tempo. No modelo da Dinâmica Global, com um espaço euclidiano e um tempo absoluto, o conceito simplifica-se bastante; se bem que aparecem novos tipos de movimento como vimos no apartado correspondente.
Existe um problema com o conceito de aceleração física devido à Teoria da Relatividade e ao seu Princípio de Equivalência em relação ao tempo e à própria relatividade do espaço.
Aceleração e gravidade
Galáxia espiral NGC 1309
NASA (Imagem de domínio público)
Logicamente, os mecanismos que provocam aceleração física no movimento sobre a globina, segundo a Dinâmica Global, são os mesmos que provocam o movimento ou a velocidade, assinalados nas páginas correspondentes.
Por outro lado, alguém pode pensar que não se pode distinguir entre os efeitos da aceleração da gravidade e a aceleração física por outros motivos na estrutura reticular com simetria radial ou globina, mas de alguma forma todos os distinguimos. Nunca se poderá dizer que é idêntico atirar uma pedra à cabeça ou que caia fortuitamente de um quinto andar. Isto é, de fato, pode-se distinguir e, de fato, são coisas diferentes.
À margem do exemplo anterior, é certo que, de um ponto de vista físico, esses conceitos têm muitos elementos em comum e é primordial entender as características de ambos movimentos com aceleração para estabelecer quando se comportam igual e em que se diferencia uma aceleração física de outra. E, se for possível, fugir de princípios físicos artificialmente impostos em vez de respeitar os fatos empiricamente