Rotação e Translação
ROTAÇÃO
É o movimento que a Terra executa em torno de si mesma ou do seu eixo imaginário. O movimento acontece no sentido oeste-leste, a uma velocidade média de 463m/s ou aproximadamente 1.666 km/k, na altura da Linha do Equador. Aonde tal velocidade vai diminuindo quando se desloca para os pólos. A Terra leva 23horas, 56 minutos e 4 segundos para completar uma volta em torno si mesma, ou seja, aproximadamente 24 horas podendo afirmar que se concluiu 1 dia.
A maior conseqüência deste movimento é a sucessão dos dias e das noites. Porém, o Sol não consegue iluminar toda a Terra uniformemente. Logo, pontos da Terra que neste exato momento estão iluminados, estão se contrapondo a outros que estão na penumbra (sombra), ou seja, na noite.
Por causa dessa desigualdade surge a necessidade da criação de um mecanismo para a padronização do tempo, denominada de Fuso-Horário.
FUSO HORÁRIO
Os fusos são o resultado da divisão da circunferência terrestre (360°) pelas 24 horas do dia. Isto é:
Fuso Horário = (360°)/24h
- Logo, temos que: 1 Fuso Horário = 15°, que por sua vez é = 1h.
1F = 1h = 15°
A partir do meridiano de Greenwich, são estabelecidos 24 fusos horários, com 15° cada um;
São 12 fusos para leste e 12 para oeste;
Dentro de um fuso, todos os lugares possuem a mesma hora;
Para leste as horas aumentam; para oeste as horas diminuem.
Saiba informações sobre o Heliocentrismo
LID – LINHA INTERNACIONAL DA DATA
O meridiano escolhido para iniciar o novo dia foi o de 180° (o antimeridiano internacional, que é considerado a linha internacional da data, pois nele se processa a mudança de um dia para o outro. Cruzando esta linha no sentido oeste-leste acrescenta-se um dia (24h) à data atual e, se inverter o sentido (leste-oeste), deve-se subtrair um dia.
TRANSLAÇÃO
É o deslocamento da Terra ao redor do Sol (órbita). A execução do movimento é caracterizada por uma elipse (forma ligeiramente