Rotação e translação, Gps e estações do ano
Ensino Médio
Geografia
Teixeira de Freitas
Abril de 2015
Colégio da Polícia Militar da Bahia
Ensino Médio
1ºA
Pedro Nunes
Igor Gabriel Lucas Macedo
Movimento de translação
As Estações do Ano
GPS
Trabalho apresentado à
Disciplina de Geografia
Como recurso avaliativo da 1ª unidade sob orientação da Professora Sephora Brandão.
Teixeira de Freitas
Abril de 2015
Introdução
Neste trabalho, orientado pela professora Sephora, disciplina geografia, iremos abordar os certos temas: Movimento de translação, estações do ano, e GPS com a finalidade de aprofundar nossos conhecimentos e desfrutar mais da disciplina.
Movimento de translação
O planeta Terra realiza diversos movimentos no espaço sideral, sendo os principais o de rotação (movimento que a Terra realiza em torno de si mesma) e o de translação, além de outros não tão conhecidos, como o de precessão e de nutação.
O movimento de translação consiste no percurso que a Terra executa ao redor de uma estrela, o Sol. Tal movimento não é retilíneo em seu trajeto, que possui configuração circular, na verdade é realizado de forma elíptica. Em decorrência do movimento elíptico, ocorrem variações durante o ano quanto à distância entre o Sol e a Terra. Essas variações recebem o nome de afélio (quando aumenta a distância entre o Sol e a Terra) e periélio (quando se encontram mais próximos).
A característica variável do movimento resulta no aparecimento das estações do ano (verão, outono, inverno e primavera). No entanto, esse não é o único fator determinante, uma vez que deve ser levada em conta a inclinação do eixo da Terra (66° 33’) de acordo com sua própria órbita. O tempo gasto para a realização completa do movimento de translação é de 365 dias e 6 horas, e 366 dias em anos bissextos. Os bissextos possuem 366 dias em razão do