Rotação e translação
De fato, a Terra tem dois movimentos ao mesmo tempo:
• Movimento de rotação.
• Movimento de translação. A rotação consiste no movimento giratório da Terra em torno do seu eixo, uma linha imaginária que passa pelo centro da Terra e que atravessa a superfície desta nos chamados polos Norte e Sul (figura 1.5). O polo Norte é o ponto da Terra de onde se vê a estrela Polar quase por cima. O polo Sul é o ponto oposto, do outro lado da Terra. Daí não se vê a estrela Polar. Não faz sentido dizer que o polo Norte está por cima do polo Sul, uma vez que as noções de “cima” e “baixo” dependem do ponto de vista: para uma pessoa no polo Norte, o polo Sul está para baixo, mas, para uma pessoa no polo Sul, é o polo Norte que está para baixo... O sentido “para baixo” dirige-se sempre para o interior da Terra!
Um plano perpendicular ao eixo de rotação da Terra e que a divide em duas metades, chamadas hemisfério Norte e hemisfério Sul, marca na superfície terrestre uma linha chamada equador (figura 1.5). Figura 1.5 – Movimento de rotação da Terra, com o eixo da Terra, os polos Norte e Sul e o equador. A metade de cima, na figura, é o hemisfério Norte e metade de baixo é o hemisfério Sul. A translação consiste no avanço do centro da Terra ao longo de uma curva fechada em redor do Sol (figura 1.6). Dizemos que descreve uma órbita (ou trajetória). Essa órbita parece circular, mas, em rigor, é uma curva chamada elipse. Esse movimento dá-se com a velocidade de 30 quilômetros por segundo: isto significa que, em cada segundo, a Terra anda 30 quilômetros. Durante a translação, o eixo de rotação da Terra faz um ângulo de 23º com o plano da órbita da Terra.
Podemos, pois, comparar o nosso planeta a uma bailarina, que dá voltas em torno de si própria. Mas essa bailarina não está sempre no mesmo sítio... O movimento da Terra em volta do Sol é semelhante ao de uma bailarina que,