Rotação, translação e estações do ano
É o movimento que a Terra faz em volta de seu próprio eixo, portanto, de 360º. É um movimento feito no sentido anti-horário, ou seja, de leste para oeste. O movimento completo tem a duração de 23 horas e 56 minutos.
Graças ao movimento de rotação, existe o dia e a noite. Enquanto a superfície de metade do nosso planeta fica voltada para o Sol temos o dia nesta parte (com presença da luz solar). Já a noite ocorre quando a outra parte do planeta não recebe a luz solar, ficando no escuro.
Vale lembrar que, durante o ano, a iluminação do Sol não é igual em todos os lugares da Terra, pois o eixo imaginário, em torno do qual a Terra faz a sua rotação, tem uma inclinação de 23o 27, em relação ao plano da órbita terrestre.
O movimento aparente do Sol - ou seja, o deslocamento do disco solar tal como observado a partir da superfície - ocorre do leste para o oeste. É por isso que, há milhares de anos, o Sol serve como referência de posição: a direção onde ele aparece pela manhã é o leste ou nascente - e a direção onde ele desaparece no final da tarde é o oeste ou poente.
Fusos horários
Os fusos são o resultado da divisão da circunferência terrestre (360°) pelas 24 horas do dia. Isto é:
Fuso Horário = (360°)/24h
- Logo, temos que: 1 Fuso Horário = 15°, que por sua vez é = 1h.
1F = 1h = 15°
A partir do meridiano de Greenwich, são estabelecidos 24 fusos horários, com 15° cada um;
São 12 fusos para leste e 12 para oeste;
Dentro de um fuso, todos os lugares possuem a mesma hora;
Para leste as horas aumentam; para oeste as horas diminuem.
Translação
É o movimento que o Planeta Terra faz ao redor do Sol. Chamado de órbita terrestre, este movimento é elíptico (forma de elipse). A translação completa tem a duração de 365 dias, 5 horas e, aproximadamente, 48 minutos. Chamamos de ano a volta completa que nosso planeta dá ao redor do Sol. A velocidade da Terra neste movimento é de 107 mil quilômetros por hora.
A velocidade média da Terra ao descrever