MOVIMENTOS DA TERRA
Terra gira em torno de si mesma
O movimento da terra em torno de si mesma é chamado de rotação, este período de rotação é de um dia, isto é, 24 horas. Isso quer dizer que a Terra demora 1 dia para completar uma volta em torno de si mesma.
O movimento de rotação da Terra explica a existência dos dias e das noites. De dia, uma parte dos habitantes da Terra recebe luz solar, porque a parte da superfície da Terra onde vivem está virada para o Sol, mas os habitantes da Terra que estão do outro lado não recebem essa luz. Enquanto uns tomam o pequeno almoço os outros ainda vão a meio do seu sono... A Terra vai girando e, em certos lugares, passa a ser noite quando era dia e, noutros lugares, do outro lado da Terra, passa a ser de dia quando era noite. E isto sem nunca parar!
A Terra gira em torno do Sol
O movimento da Terra em torno do Sol é chamado de translação.
O tempo que a Terra demora para dar uma volta completa em volta do Sol é de aproximadamente um ano, mas precisamente 365 dias e 6 horas, é por isso que de quatro em quatro anos, existe um ano com um dia a mais no calendário, sempre o último de Fevereiro. Esses anos são chamados bissextos.
Observe nesta imagem os movimentos de rotação e translação da Terra.
– LINHA INTERNACIONAL DA DATA
O meridiano escolhido para iniciar o novo dia foi o de 180° (o antimeridiano internacional, que é considerado a linha internacional da data, pois nele se processa a mudança de um dia para o outro. Cruzando esta linha no sentido oeste-leste acrescenta-se um dia (24h) à data atual e, se inverter o sentido (leste-oeste), deve-se subtrair um dia.
TRANSLAÇÃO
É o deslocamento da Terra ao redor do Sol (órbita). A execução do movimento é caracterizada por uma elipse (forma ligeiramente oval). Por isso, que a distância entre a Terra e o Sol varia de acordo com a época do ano sendo 147,1 milhões de km no periélio (ponto da Terra mais próximo do Sol), enquanto que no afélio