arco elétrico
O arco elétrico (ou arco voltaico) é uma ocorrência de curtíssima duração (menor que 1/2 segundos), e muitos são tão rápidos que o olho humano não chega a perceber.
Os arcos elétricos são extremamente quentes. Próximo ao "laser", eles são a mais intensa fonte de calor na terra. Sua temperatura pode alcançar 20000°C. Pessoas que estejam no raio de alguns metros de um arco podem sofrer severas queimaduras.
Os arcos elétricos são eventos de múltipla energia. Forte explosão e energia acústica acompanham a intensa energia térmica. Em determinadas situações, uma onda de pressão também pode se formar, sendo capaz de atingir quem estiver próximo ao local da ocorrência.
Se houver centelha ou arco, a temperatura deste é tão alta que destrói os tecidos do corpo.
Todo cuidado é pouco para evitar a abertura de arco através do operador.
Também podem desprender-se partículas incandescentes que queimam ao atingir os olhos.
A energia incidente é informação fundamental para a determinação da adequada proteção ao trabalhador pelo uso de barreiras, tais como as vestimentas especiais.
O arco pode ser causado por: Equipamentos, Ambiente ou Pessoas. Podem ocorrer, por exemplo, quando trabalhadores movimentam-se de forma insegura ou manejam ferramentas, instrumentos ou materiais condutores próximos de instalações energizadas.
Outras causas podem estar relacionadas a equipamentos, e incluem falhas em partes condutoras que integram ou não os circuitos elétricos.
Medidas de proteção
A melhor alternativa para evitar que um perigo leve a um acidente é eliminá-lo. Infelizmente, nem sempre é possível.
Considerando que uma situação de perigo pode e deve ter os riscos a ela associados e minimizados, algumas medidas podem ser tomadas e existe uma hierarquia a ser considerada na adoção das mesmas: medidas de proteção:
1. Coletivas,
2. Administrativas
3. Individual
Medidas de Proteção coletiva
Técnicas e conhecimentos adotados de forma a