Rotação da terra
Esse movimento é responsável pela existência dos dias e das noites. Quando um lado da Terra está para o lado do Sol, é dia; consequentemente, do lado oposto é noite. Sem o movimento da Rotação não haveria vida na Terra, já que este movimento desempenha um papel primordial no equilíbrio de temperatura e composição química da atmosfera.
A Terra realiza o movimento de rotação a uma velocidade impressionante: medida na linha do equador, ela atinge 1,674 km/h. É mais rápida que o som, que se propaga a 1,2 mil km/h. A velocidade de rotação de Júpiter, o maior planeta do sistema solar, é de 40 mil km/h na linha do equador.
A rotação do planeta Terra ocorre de Oeste para Leste, ou seja, o Leste vê o nascer do Sol primeiro que o Oeste. Um exemplo disso é o caso do Brasil e do Japão, em que a diferença de fusos horários é de exatamente 12 horas. Assim, quando no Japão são 6h da manhã, no Brasil são 6h da tarde.
Este movimento da Terra em volta do seu eixo imaginário tem as suas consequências.
A sucessão dos dias e das noites (se a Terra não girasse, era sempre de dia, na parte virada para o Sol, e sempre de noite, na parte escura).
O movimento aparente do Sol, durante o dia (Nós falamos em nascer e pôr do Sol, observando o seu movimento ao longo do dia - movimento este que não existe, pois o Sol está fixo no centro do Sistema Solar e a Terra é que roda).
O movimento aparente das estrelas, durante a noite (pela mesma razão acima).
A variação da obliquidade dos raios solares, num mesmo lugar, ao longo do dia (ao longo do dia, os raios solares apresentam diferentes inclinações, em relação à superfície da Terra).
Para além de rodar sobre si própria, o