Movimentos de rotação da terra
Relativamente falando, a Terra tem quantos movimentos você quiser. O movimento é sempre relativo. Se você olhar para a Terra a partir de uma galáxia distante, vai ver a Terra fazer movimentos muito estranhos, sendo que alguns deles são imperceptíveis pelo homem, pois demoram muito tempo para se realizar. Em relação aos três principais, além de rotação e translação, são eles:
Precessão dos Equinócios
Ele ocorre graças ao fato de a Terra realizar o seu movimento de rotação de forma inclinada, o que provoca que, a cada 25 770 anos, ela complete uma volta em torno do eixo de sua eclíptica. Recebe esse nome porque tem a capacidade de antecipar ou preceder os equinócios (fenômeno onde a duração do dia é idêntica à da noite e os hemisférios Norte e Sul recebem a mesma quantidade de luz).
O eixo de inclinação da Terra é de 23,5º, um valor não muito elevado, o que explica o fato de esse movimento ser relativamente lento, tornando-o quase imperceptível para nós. Em um ano, sua movimentação é de menos de 1º de deslocamento.
Nutação
É parecido com a precessão dos equinócios, só que em escala bem menor, fazendo o eixo da Terra descrever uma pequena elipse em cerca de 18 anos e 7 meses. De acordo com o modelo de nutação mais atual, este efeito é composto de 106 termos harmônicos envolvendo senos e cossenos com diferentes frequências, em sua maioria efeitos secundários de torque gravitacional do Sol e da Lua, mais 85 correções devidas a efeitos planetários. Os principais termos de nutação são: um termo de período igual a 18.6 anos (período de precessão da órbita da Lua), um termo de 182.6 dias (meio ano), um outro de 13.7 dias (meio mês) e um de 9.3 anos (período de rotação do perigeu lunar).
REVOLUÇÃO