Terra
Esse movimento é responsável pela existência dos dias e das noites. Quando um lado da Terra está para o lado do Sol, é dia; consequentemente, do lado oposto é noite. Sem o movimento da Rotação não haveria vida na Terra, já que este movimento desempenha um papel primordial no equilíbrio de temperatura e composição química da atmosfera.
A Terra realiza o movimento de rotação a uma velocidade impressionante: medida na linha do equador, ela atinge 1,674 km/h. É mais rápida que o som, que se propaga a 1,2 mil km/h. A velocidade de rotação de Júpiter, o maior planeta do sistema solar, é de 40 mil km/h na linha do equador.
A rotação do planeta Terra ocorre de Oeste para Leste, ou seja, o Leste vê o nascer do Sol primeiro que o Oeste. Um exemplo disso é o caso do Brasil e do Japão, em que a diferença de fusos horários é de exatamente 12 horas. Assim, quando no Japão são 6h da manhã, no Brasil são 6h da tarde.
A rotação da Terra é o movimento que essa executa revolvendo-se sobre si mesma. É responsável pela alternância entre o período de tempo ensolarado e o período de tempo sem incidência solar direta conhecidos como dia e noite - alternância essa observada em qualquer localidade cuja latitude não seja muito próximas às dos polos geográficos. Em virtude da inclinação do eixo determinado pela rotação da Terra em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol, nos polos, a alternância entre o período ensolarado e o período umbral deve-se à translação do planeta em torno do Sol e não à sua rotação; observando-se ali seis meses de iluminação seguidos de seis meses de escuridão.
A rotação da Terra é o movimento giratório que a Terra realiza sobre si mesma,