rosy
1ª QUESTÃO
Incêndio destrói um quarto da Floresta Nacional de Brasília
Um cenário de devastação. “Desolador” é como o define o chefe dos brigadistas da Floresta Nacional de Brasília, Hélio Pereira da Silva, que atua na unidade há décadas e nunca havia presenciado tamanha destruição. Entre os dias 7 e 15 de setembro, o fogo consumiu mais de 25% da totalidade da área da reserva, que soma 9.346 hectares, e 75% da chamada Área 1, a maior e mais preservada da Flona, com 3.353 hectares e maior quantidade de remanescentes de Cerrado. Suspeita-se que o incêndio tenha sido criminoso, em represália às multas aplicadas por parcelamento de solo, uma vez que duas outras áreas da unidade possuem assentamentos de reforma agrária em quase toda sua extensão.
CLARK, Nathália. Incêndio destrói um quarto da Floresta Nacional de Brasília - 23/09/2011. Disponível em:http://www.oeco.org.br/reportagens/25311-incendio-destroi-um-quarto-da-floresta-nacional-de-brasilia. Acesso em: 24/06/2014.(Com adaptações)
a) No caso de ocorrência de um incêndio florestal, qual seria a classe de incêndio predominante? Justifique sua resposta citando exemplos de materiais característicos da classe que você escolheu.
b) Quais as possíveis formas de propagação do fogo em incêndios florestais? Justifique sua resposta, explicando como estes processos ocorrem e quais materiais/substâncias são envolvidos durante a propagação.
2ª QUESTÃO
Conceitue: ponto de fulgor, ponto de combustão e ponto de ignição.
3ª QUESTÃO
Considerando que os trabalhadores da brigada de incêndio florestal estão expostos a uma série de riscos tantos físicos, químicos, biológicos, ergonômico e, também os ergológicos (modo de regulação dos processos do trabalho) e psicológicos, conceitue qualidade de vida no trabalho e dentre os vários programas de QVT quais poriam ser aplicados neste caso.
4ª QUESTÃO
A utilização de agrotóxicos nas lavouras busca o controle de pragas, como as