PRINCIPAIS TEORIAS ESTUDADAS EM PSICOLOGIA
Um dos conceitos mais importantes estudados em Psicologia envolve Piaget com a teoria da evolução criadora, analisando elementos que o ajudariam a formular a questão à qual se dedicaria por toda vida: explicar de que maneira o homem atinge o conhecimento lógico-abstrato que o distingue das outras espécies animais; ele encontrou entre a filosofia e a biologia foi a psicologia dos desenvolvimentos. Piaget dividiu os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o aparecimento de novas qualidades do pensamento, que por sua vez, interfere no desenvolvimento global, por exemplo: o primeiro período é o sensório motor (0 a 2 anos), o segundo é o pré-operatório (2 a 7 anos), o terceiro caracteriza-se por operações concretas (7 a 11 ou 12 anos), e o último e quarto período é o operações formais (11 ou 12 anos em diante). Segundo ele, cada um destes períodos é caracterizado por aquilo que o individuo consegue fazer de melhor nessa idade.
Primeiro Período – no recém nascido, a vida mental reduz-se ao exercício dos aparelhos reflexos, de fundo hereditário, como a sucção.
O segundo período é considerado como importante, pois é o aparecimento da linguagem. O terceiro, em geral diz respeito ao desenvolvimento mental.
E por último, ocorre a passagem do pensamento concreto para o pensamento formal, abstrato, ou seja, o adolescente realiza operações no plano das idéias, sem necessitar de manipulações.
Outro fundamento importante foi a teoria estudada por Bruner, que diz que, o aprendizado é um processo ativo, no qual aprendizes constroem novas idéias, ou conceitos baseados em seus conhecimentos passados e atuais. O aprendiz seleciona e transforma as informações, criando hipóteses e assim tomando decisões como uma forma cognitiva. Bruner formulou uma teoria do ensino, pesquisou o trabalho em sala de aula e sugeriu metas para a ação do educador, sendo assim, o ensino de Bruner envolve a organização da matéria de maneira