gestao de sistemas de informacao: estudo de caso
Actualmente as organizações são exigidas um controle mais efectivo das suas actividades, assim como dos seus recursos, possível através de uma gestão organizacional eficaz. Isto exige dos gestores uma procura crescente de informações, utilizando-se dos sistemas de informação (SI) para gerir e selecionar os dados recebidos e transformá-los em informação.
A qualidade da informação, um dos pilares para o sucesso de uma organização, é inteiramente dependente do sistema de informação implantado. Este é responsável pela difusão da informação dentro de uma organização, devendo ser comunicativo, flexível, fácil de usar e rentável.
Os SI por sua vez, apoiam-se nas tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) , e desempenham um papel preponderante no tratamento, processamento e distribuição de informação destinadas a auxiliar na tomada de decisões em uma organização.
Por conseguinte, pode-se afirmar que as TIC’s são uma forma de agilizar os SI, essenciais a gestão das organizações implantadas em diferentes partes do mundo e, muito particular em Moçambique, espaço geográfico no qual está localizado o Tribunal Judicial da Província de Maputo, do qual o presente trabalho se debruça.
Neste contexto, o objectivo do trabalho é o de descrever o sistema de informação do Tribunal Judicial da Província de Maputo, o que implica necessariamente caracterizar a instituição em referência, incluindo os seus níveis organizacionais, o ciclo de informação nela existente, os níveis de gestão e suas necessidades de informação, para além dos tipos de sistemas de informação.
Para a elaboração do presente trabalho procedeu-se a consulta de obras em bibliotecas e internet para a obtenção do sustento teórico e, entrevista e pesquisa documental junto ao Tribunal Judicial da província de Maputo para a colecta de dados.
Assim, o presente trabalho comporta essencialmente três (3) partes, a saber: primeiro, a introdução, na qual estão patentes a contextualização, o