Peça sobra iliada
Como tudo começou:
Bia: Antes de começarmos a nossa peça, vamos saber por que Helena foi raptada. A religião dos gregos tinha muitos deuses – que viviam no monte Olimpo, por isso eram chamados de “olímpicos”. Os homens e as mulheres interagiam com os deuses e muitas vezes apaixonavam-se por eles. Foi o que aconteceu com Peleu, um rei grego já bastante velho. Peleu apaixonou-se por Tétis, uma das nereidas – ninfas marinhas que acalmavam o mar para que as embarcações pudessem navegar. Tétis não queria saber de Peleu. Para fugir dele, ela se disfarçava de monstro marinho, mas o rei tanto insistiu que ela acabou concordando em se casar com ele.
Uma grande comemoração foi planejada para o casamento. Como queriam uma festa alegre e tranquila, convidaram todos os deuses menos Éris, a deusa da discórdia. Mas essa ideia não deu certo e acabou causando um grande problema.
Éris ficou enfurecida e preparou uma armadilha, que ficou conhecida como “pomo (ou maçã) da discórdia”. No meio da festa, ela jogou na mesa uma maçã de ouro, com o seguinte cartão: “À mais bela”. Três divindades disputaram fervorosamente a maçã: Hera, deusa do casamento, dos filhos e protetora das mulheres; Atena, deusa da guerra, da inteligência, da ciência e da arte; e Afrodite, deusa do amor, da sedução e da beleza.
Zeus o amontador de nuvens, propôs que um mortal – um homem – decidisse e elegeu Páris, o príncipe de Tróia, para isso. As deusas fizeram propostas tentadoras a ele, para que fossem escolhidas. Hera prometeu que faria dele o rei de toda Ásia; Atena ofereceu-lhe sabedoria e glória e Afrodite disse que lhe daria a mulher mais bonita e entregou o pomo de ouro para Afrodite. A história de Helena:
Lorena: Helena era filha de Tindaro e Leda, reis de esparta. Na verdade Helena era filha de Leda com Zeus. Leda era uma mulher linda e Zeus de apaixonou por ela. O pai dos deuses era muito malandro: queria namorar todas as mulheres bonitas, e Hera,