Rosseau - o copérnico da pedagogia
Perguntas e Respostas sobre o Tema
1 - Que aspecto Rousseau influenciou a renovação pedagógica ocorrida nos séculos XIX e XX?
Rousseau dá um destaque a infância, ele sugere uma educação voltada aos sentidos, a liberdade e a naturalidade da criança quando em contato com a natureza, além de “exigir que a educação se orientasse para a criança e não para o conteúdo”. O que nos séculos anteriores não acontecia, pois a criança não era reconhecida como um ser social; era apenas um ser inocente ou ainda incompleto, uma miniatura do adulto.
4 – Qual é o princípio básico das obras de Rousseau?
O princípio fundamental de toda a obra de Rousseau, pelo qual ela é definida até os dias atuais, é que o homem é bom por natureza, mas está submetido à influência corruptora da sociedade. Um dos sintomas das falhas da civilização em atingir o bem comum, segundo o pensador, é a desigualdade, que pode ser de dois tipos: a que se deve às características individuais de cada ser humano e aquela causada por circunstâncias sociais. Entre essas causas, Rousseau inclui desde o surgimento do ciúme nas relações amorosas até a institucionalização da propriedade privada como pilar do funcionamento econômico.
6 – Jean Jacques Rousseau, sem dúvida, foi o propagador das novas concepções pedagógicas que revolucionaram o ensino infantil, quebrando o modelo educativo idealizado no adulto. Em síntese, discorra os principais pontos comparativos entre a pedagogia do século XVIII e a nova pedagogia proposta pelo filósofo.
Durante o século XVIII, a concepção da criança enquanto aprendiz baseava-se no modelo do adulto, sua fonte de saber e o qual deveria imitá-lo. O mestre era idealizado como um Deus, aquele que detinha o conhecimento e o único que poderia passá-lo para o aluno, sendo assim uma aprendizagem baseada na obediência e na imitação. Em contraponto, Rousseau inova com a afirmativa de