Fichamento Rousseau
Referência:
Jean-Jacques Rousseau: O Copérnico da pedagogia – Stéphane Martineau
Palavras-chave:
Rosseau, pedagogia, história da educação,
Essência da obra:
O texto fala sobre o contexto histórico no qual a obra do filósofo Jean Jacques Rousseau se desenvolveu e sua contribuição para a pedagogia.
- Até o século XVII, a criança era vista pela sociedade como um adulto em miniatura, e não havia preocupação em relação à temas como infância e educação apropriada. Jean-Jacques Rousseau, a partir do século XVIII, começa a elaborar uma obra em que coloca a criança como o centro da educação.
- O século XVIII é marcado pela chamada Filosofia das Luzes, que tinha como ideologia principal a libertação intelectual das pessoas da ignorância e da falta de acesso ao conhecimento. Muitos filósofos participaram e foram inspirados por esse movimento, entre eles Newton, Locke, Voltaire, entre outros. A Filosofia das Luzes atinge principalmente a ciência, através da técnica, tendo como objetivo principal a racionalidade.
“Para conhecer essa realidade, basta decompô-la de tal modo que se possa perceber cada um dos seus elementos mesmo os mais simples; depois, recompõem-se esses elementos seguindo um plano lógico, o que dá como resultado um sistema racional.”
Ao contrário do pensamento religioso, o pensamento racional é capaz de, através da ciência, efetuar progressos reais, através de teoria e técnica. “O método, a observação e a aplicação técnica caracterizam a ciência”.
- Além da Filosofia das Luzes, o século XVIII é marcado por diversas mudanças sociais ao longo do mundo, incluindo a Revolução Francesa e a Revolução Americana. “Essas duas revoluções (...) são verdadeiramente a origem das principais instituições das nossas sociedades atuais”
- Jean-Jacques Rousseau nasceu no dia 28 de junho de 1712, na Suíça, e levou uma vida conturbada devido à suas publicações chegando a mudar de cidade e religião várias vezes. Rousseau tem uma contribuição notável para o