Karl max
Nas últimas décadas do século XIX, em meio à onda de cientificismo e materialismo que deu origem ao Realismo e ao Naturalismo, surge um grupo de artistas e intelectuais que põem em dúvida a capacidade absoluta da ciência de explicar todos os fenômenos relacionados ao homem. Não creem no conhecimento “positivo” e no progresso social prometido pela ciência.
Pensam que, assim como a ciência, a linguagem é limitada. A primeira, para traduzir a complexidade humana, a segunda, para representar a realidade como ela de fato é, podendo, no máximo, sugeri-la.
Tanto o Simbolismo francês quanto o Simbolismo brasileiro foram fortemente influenciados pela obra de Charles Baudelaire (1821-1867), poeta pós-romântico considerado o precursor do movimento simbolista.
* Características do simbolismo no brasil
Subjetivismo
Linguagem vaga, fluida, que busca sugerir em vez de nomear
Abundância de metáforas, comparações, aliterações, assonâncias e sinestesias.
Cultivo do soneto e de ouras formas de composição poética.
Antimaterialismo, antirracionalismo.
Misticismo, religiosidade.
Interesse pelas zonas profundas da mente humana e pela loucura.
Pessimismo, dor de existir.
Interesse pelo noturno, pelo mistério e pela morte.
Retomada de elementos da tradição romântica.
* Principais autores
CRUZ E SOUSA
Cruz e Sousa (1861-1898) nasceu em Florianópolis, Santa Catarina. Filho de escravos, foi amparado por uma família aristocrática, que o ajudou nos estudos. Com a morte do protetor, abandona os estudos e começa a trabalhar na imprensa catarinense, escrevendo crônicas abolicionistas e participando diretamente de campanhas em favor da causa negra. Ele próprio mais de uma vez fora vítima de preconceito racial. Em 1890, transfere-se para o Rio de Janeiro, onde sobrevive trabalhando em vários empregos. Depois de ter tido na juventude uma grande desilusão amorosa, ao apaixonar-se por uma artista branca,