Rosalina e o piano
Objetivo Geral do Exercício: fomentar a ilustração e esclarecer a abrangência, os desafios e, por que não dizer, a arte e a emoção, por trás do trabalho de condução de um projeto.
Objetivos específicos:
a) Explicar o conceito geral do gerenciamento de projetos.
b) Ilustrar a elaboração dos documentos básicos de um plano de gerenciamento do Projeto.
c) Reconhecer as competências de Gerentes de Projetos.
A dinâmica do caso: “Rosalina e o Piano” preenche uma lacuna instrucional e oferece uma ilustração clara e lúdica, do contexto conceitual e aparato metodológico sugerido pelas boas práticas do gerenciamento de projetos”. Essa dinâmica contempla os seguintes elementos instrucionais: um caso lúdico, um cronograma do projeto elaborado em aplicativo MS-Project, um Plano de Projeto completo baseado no PMI-PMBOK e Questionamentos e reflexões sobre o desenrolar do caso.
Síntese da estória
A estória “Rosalina e o Piano” trata, em resumo, da aplicação da lógica do planejamento e acompanhamento do trabalho de transporte de um piano do 3º subsolo de um prédio para um auditório da empresa JJ&J S/A, localizado no 18º andar, no tempo recorde de menos de um dia. É óbvio que não se trata de um trabalho rotineiro, tampouco fácil, considerando as incertezas inerentes à sua realização e as restrições de tempo requeridas pelo presidente da empresa, Dr. Agenor Rubens, à Rosalina Therezinha, Gerente designada para o Projeto. Ela terá poucas horas (menos de 10 horas) para concluir o transporte do piano até o auditório que, depois de entregue, servirá para ambientação de um happy hour empresarial oferecido pelo presidente aos principais acionistas e clientes da empresa. Rosalina sabe que, durante o evento, o presidente deverá apresentar, informalmente, as intenções de crescimento da empresa para o próximo ano e as linhas mestras de sua gestão administrativa. Reconhece assim que o evento é estratégico