Rosalina e o Piano
RESENHA
RIO DE JANEIRO
2012
O vídeo ‘Rosalina e o Piano’ mostra os desafios encontrados por Rosalina para gerenciar um projeto. O Escopo do Projeto, Levar um piano do 3º subsolo de um prédio até o auditório, no 18º andar, e garantir que o mesmo esteja afinado até as 17h, foi apresentado de forma clara pelo Cliente.
Rosalina, na intenção de obter melhor visibilidade dentro da empresa, aceitou o projeto sem um levantamentos dos riscos e uma avaliação da complexidade de sua execução. Esta atitude, associada à falta de conhecimento técnico que pudesse auxiliá-la a estimar a dimensão da demanda, implicou em um compromisso de executar um projeto prioritário sem nenhuma compreensão da viabilidade do mesmo. Apesar disso, ela transmitiu confiança e credibilidade ao Cliente, o que é fundamental em uma posição de liderança.
Após aceitação do serviço, Rosalina procurou detalhar o escopo do projeto. Em seguida buscou informações sobre experiências anteriores de atividades semelhantes e alternativas para uma execução viável do projeto, dada a restrição de tempo.
O planejamento foi muito bem definido, partindo de uma composição de equipe bastante precisa, captando recursos que possuíam as informações históricas e técnicas concernentes ao tipo de projeto em questão e buscando na própria empresa especialistas disponíveis – o que reduz o custo e agiliza a formação da equipe. A participação desta equipe no planejamento propiciou a confecção de um plano de projeto detalhado, com atividades e responsabilidades bem definidas, mapeamento prévio dos riscos, dos custos e necessidade de pessoal qualificado para realização de atividades específicas.
De posse desta documentação, Rosalina foi até o Cliente e apresentou o plano de gerenciamento do projeto, justificando suas decisões e obtendo do mesmo o aceite para a execução do projeto.
É fundamental para o sucesso de um projeto que toda a equipe tenha clareza do seu objetivo e, para tal,