rosa
a) O clínquer de cimento Portland pode ser definido como um material obtido através da sinterização de rochas carbonáticas e argilosas, ou outro material similar que possua composição semelhante e suficiente reatividade. Estes materiais, previamente moídos, dosados e homogeneizados, são submetidos a tratamento térmico em forno rotativo, na temperatura de queima de 1450°C, onde ocorrem fusões parciais e, durante o resfriamento, nódulos de clínquer são produzidos.
Os mais importantes minerais que formam o clínquer são:
. 67% de Ca O (cal)
. 22% de Si O2 (sílica)
. 5% de Al2 O3 (alumina)
. 3% de Fe2 O3
. 3% outros componentes distribuídos em 4 fases distintas, conhecidas por: Alita ( C35), Belita (C2S) fase aluminato (C3A) e fase ferrita (C4AFe).
b) A alita constitui de 50 a 70% do clínquer, e é formada por silicato tricálcico (Ca3SiO5), também chamado de C3S, grande responsável pela resistência da pasta em todas as idades, principalmente até o 1° mês de cura, libera grande calor de hidratação; 2° componente responsável pela rapidez na pega.
A belita, que constitui de 15 a 30% do clínquer, é formada por silicato dicálcico (Ca2SiO4), também chamado de C2S, até 28º dia reage lentamente. Após este tempo tem alto ganho de resistência, principalmente 1 ano ou mais. Baixo calor de hidratação.
A fase aluminato constitui de 5 a 10% do clínquer e é formadapor aluminato tricálcico (Ca3Al2O6), conhecido como C3A.
A ferrita, que constitui de 5 a 15% do clínquer, é formada por ferro-aluminato tetracálcico (Ca2AlFeO5), conhecido como C4AFe.
C4AF fase amorfa e gelatinosa. tem pega rápida mais não instantânea. Tem baixa resistência e o óxido de ferro age como fundente e fixa a alumina que melhora a resistência ao ataque das águas sulfatadas
Gesso e gipsita são responsáveis por retardar a pega inicial