Rosa, minha irmã rosa
Introdução
Primeiramente, este trabalho centra-se na obra “ Rosa, minha irmã Rosa” da autoria de Alice Vieira. Foi uma obra publicada em 1979 pela editora Caminho, já existindo assim várias edições da mesma.
Falaremos, assim, ao longo do trabalho desta obra e das suas características, mais precisamente do capítulo 14, que nos foi dado pela docente da unidade curricular. Sendo assim, este livro fala-nos de Mariana uma criança de 9 anos, que ao ver nascer a irmã (Rosa), gera vários conflitos e várias questões ao longo da obra, pois os pais estavam muito mais ocupados e preocupados com a recém-nascida, e Mariana já não vinha em primeiro plano. Foi a partir daqui, que a protagonista vive uma relação de distância com a irmã, até chegando a não considerá-la um membro da sua família. Todos estes conflitos foram ultrapassados no final da obra, tornando Mariana numa menina doce, responsável e carinhosa com Rosa.
Mais precisamente, o capítulo 14 é fala-nos de um dos momentos, mais emocionantes de toda a obra, altura em que Mariana fala para a sua irmã o obteve uma resposta positiva por parte desta. Rosa desatou-se a rir das palavras que a sua irmã dizia, e foi aqui que Mariana percebeu que a irmã tem alguma importância na sua vida e no seu dia-a-dia: “E descobri que Rosa já servia para alguma coisa”.
No trabalho também fazemos uma análise sobre alguns tópicos muito importantes da narrativa, como por exemplo a ação, o tempo, o espaço etc. Deste modo, esperamos assim que o trabalho seja uma boa forma de aprender um pouco mais sobre esta obra, sobre a sociedade em que esta foi retratada e também adquirir novos conhecimentos