Romantismo
O Romantismo
O romantismo foi um movimento artístico ocorrido na Europa por volta de 1800, que representa as mudanças no plano individual, destacando a personalidade, sensibilidade, emoção e os valores interiores.
Atingiu primeiras a literatura e a filosofia, para depois se expressar através das artes plásticas. A literatura romântica, abarcando a épica e a lírica, do teatro ao romance, foi um movimento de vanguarda e que teve grande repercussão na formação da sociedade da época, ao contrário das artes plásticas, que desempenharam um papel menos vanguardista.
A arte romântica se opôs ao racionalismo da época da Revolução Francesa e de seus ideais, propondo a elevação dos sentimentos acima do pensamento. Curiosamente, não se pode falar de uma estética tipicamente romântica, visto que nenhum dos artistas se afastou completamente do academicismo, mas sim de uma homogeneidade conceitual pela temática das obras.
No Brasil
Deu-se na época da vinda da família real para o Brasil e durante a Independência, trazendo uma cultura mais requintada para o novo solo na qual se instalava. Buscando inspiração na antiguidade clássica, e satisfazer suas próprias necessidades, procuraram criar bibliotecas, teatros, colégios, e são claro vários palacetes!
O Neoclassicismo Brasileiro se dividia praticamente em duas correntes - Uma voltada ao estilo europeu, provindo das importações da côrte portuguesa, e outro mais simplificado nascido entre os proprietários de terras e escravos. Se uma parte da arquitetura neoclássica brasileira refletia a construção de órgãos públicos e oficiais, a outra se limitava em grandes casarões e palacetes das famílias de alto poder aquisitivo, espalhadas pelo litoral brasileiro.
Sendo assim, as arquiteturas neoclássicas brasileiras são de pequeno vulto, visto que as de grande vulto necessitavam de mão de obra de qualidade, e alguns