Romantismo
Houve uma grande valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história.
Uma das coisas que me chamaram atenção é que no romantismo havia certo culto à mulher, que não está tão evidente na contemporaneidade, eles a viam como um ser frágil, e puro. Amava em silencio, e sofria extremamente com aquilo, tanto que, alguns dos nossos jovens poetas como Alvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, e outros, morreram antes dos vinte e um anos.
O Casimiro muito jovem, em um dos seus poemas enfatiza a saudade que tem dos seus oito anos, o que para mim, é totalmente desnecessário, pois, ele ainda era muito jovem, isto mostra o quanto a juventude nessa época era pouco aproveitada, e o quanto eles levavam a serio a questão do ser romântico, e pessimista.
Um dos meus autores favoritos da época é Machado de Assis, pois, foi um grande realista, escreveu sobre diversos assuntos, como também sobre o romantismo. Mas, não deixou de usar o realismo em todos eles.
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.
O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
As características principais deste período são : valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.
Artes Plásticas
Nas artes plásticas, o romantismo deixou importantes marcas. Artistas como o espanhol Francisco Goya e o francês