Miguel
ROCHAS – CARACTERÍSTICAS, GÉNESE E CLASSIFICAÇÃO
1. ROCHAS MAGMÁTICAS
As rochas magmáticas ou ígneas são aquelas que resultam da solidificação ou cristalização do magma – mistura complexa de matérias fundidos, principalmente silicatados, e com uma componente gasosa variável.
CLASSIFICAÇÃO COM BASE NO MAGMA QUE ORIGINOU AS ROCHAS E NA SUA COR
Os magmas podem ser divididos em três tipos atendendo ao teor em sílica: ácido ou riolítico (cerca de 70% de sílica), básico ou basáltico (cerca de 50% de sílica) e intermédio ou andesítico (cerca de 60% de sílica). Posto isto, naturalmente, as rochas serão ácidas, básicas ou intermédias dependo do tipo de magma que as originou.
Intimamente ligada à composição química dos magmas está a cor das rochas, quanto maior é a quantidade de sílica presente num magma, mais claras são as rochas que origina. A cor das rochas relaciona-se com a quantidade relativa dos seus minerais constituintes, assim classificar-se-ão em:
A. Leucocratas – as rochas apresentam uma cor clara por predominarem na sua constituição minerais claros, félsicos, como o feldspato e o quartzo.
B. Melanocratas – as rochas apresentam cor escura pela quantidade elevada de minerais máficos que as compõem, são exemplo desses minerais a olivina, a piroxena e a biotite.
C. Mesocratas – as rochas têm uma cor intermédia, não é predominante qualquer um dos tipos de minerais.
Figura 1. Gabro (1) e Basalto (2), rochas com origem num magma básico. Apresentam uma cor escura devido à elevada quantidade de minerais máficos que possuem.
Figura 2. Diorito (1) e Andesito (2), rochas com origem num magma intermédio. Apresentam uma cor intermédia por possuírem igual quantidade de minerais máficos e félsicos.
Figura 3. Riólito (1) e Granito (2), rochas com origem num magma ácido. Apresentam uma cor clara, resultado da elevada quantidade de minerais félsicos que as constituem.
CLASSIFICAÇÃO COM BASE