Romantismo urbano
A maioria dos pólos de alta tecnologia do mundo está localizada nos países industriais centrais, em especial nos Estados Unidos e na União Europeia. Contudo, observa-se a existência de pólos importantes na China, na Índia e nos NPIs, sinalizando a importância da região do Pacífico no mapa mundial da indústria de ponta.
2- 3- As duas primeiras gerações, isso é, a produção petroquímica básica e a final, tendem a se concentrar no espaço: na maior parte dos casos, junto às refinarias que fornecem a nafta ou o gás natural. A existência de grandes pólos petroquímicos expressa essa tendência concentradora. Nos pólos, as empresas compartilham serviços básicos de infraestrutura e abastecimento, além de se interligarem fisicamente para facilitar as trocas de matérias primas e produtos. Já o terceiro estágio, no qual a indústria de plástico exerce incontestável liderança, geralmente é atraída pelos grandes mercados consumidores.
4- Atualmente, o crescimento industrial está concentrado no sul do país - especialmente no sudoeste americano. A Califórnia é o estado americano que mais fabrica produtos manufaturados nos Estados Unidos - tanto em número de produto quanto ao valor econômico total destes produtos. O oeste americano é sede da indústria de alta tecnologia americana. Na Califórnia, localiza-se o famoso Vale do Silício, onde são desenvolvidas e produzidas computadores e softwares em geral. Outro grande polo da indústria de alta tecnologia é Pittsburgh, um dos principais polos da indústria robótica e de biotecnologia do mundo. 5- Como o Japão praticamente não dispõe de reservas de carvão ou de minério de ferro, a siderúrgica japonesa sempre apresentou um padrão portuário de localização, pois é por