Trabalho
Vamos aprender direito o que é fruto? Você está acostumado a chamar de frutas a laranja, o mamão, a manga, o cajá, entre muitos outros exemplos. Você também chama de legumes a abóbora, o chuchu, o quiabo, a berinjela, entre outros exemplos. E o carrapicho, o melão-de-são-caetano e a mamona são frutos? Você já sabe que o ovário da flor, desenvolvido depois da fecundação, dá origem ao fruto. Então, se a laranja, o mamão, a manga, o cajá, a abóbora, o chuchu, o quiabo, a berinjela, o carrapicho, o melão-de-são-caetano e a mamona são originados do ovário fecundado de uma flor, todos eles são frutos. Você ainda tem dúvidas? O que acontece é que as pessoas usam o termo fruta para designar os órgãos vegetais comestíveis e adocicados, de sabor agradável. Mas o termo fruto aplica-se a todos os órgãos vegetais que se originam do desenvolvimento do ovário. Assim, a goiaba, o mamão e a laranja são frutas e também frutos. A berinjela e o carrapicho não são frutas, mas são frutos.
De que é formado o fruto? O fruto geralmente é formado de pericarpo e semente. O pericarpo origina-se do ovário da flor, que se desenvolve depois da fecundação, e apresenta três partes: epicarpo, mesocarpo e endocarpo. O epicarpo é a porção externa, a casca. O mesocarpo é a parte muitas vezes carnosa e comestível. O endocarpo é a camada interna que envolve a semente. Às vezes, o endocarpo é bem duro, e forma um caroço, como o da manga, do pêssego e da azeitona.
Frutos carnosos e frutos secos Os frutos que apresentam o pericarpo relativamente macio e suculento são chamados frutos carnosos. Os frutos que têm pericarpo seco são chamados frutos secos.
Frutos carnosos Geralmente comestíveis, os frutos carnosos são ricos em substâncias nutritivas e classificam-se em bagas e drupas.
Bagas – São frutos que têm uma ou várias