China e exportação
Trabalho Comércio Exterior
Varginha
2012
É evidente que a China tem ganhado destaque nos dias de hoje, devido a seu preço tão baixo praticado no mercado e sua produção em larga escala. Uma solução que as empresas brasileiras têm é o investimento em diferencias competitivos.
A solução pode ser encontrada facilmente do que o desafio possa aparentar, as empresas devem analisar e se possível dotar uma forte mudança estratégica ou mesmo um segmento de mercado. Tendo em vista que o paradigma, de que a China não produz produtos de qualidade foi quebrado e que ela é capaz de atender qualquer demanda devido a sua grande escala de produção, a solução que as empregas possam encontrar é o valor agregado.
A maneira mais eficaz das empresas brasileiras enfrentarem as empresas asiáticas. Não é uma tarefa simples e está se tornando um desafio para os empreendedores e gerentes de marketing. Agregar valor pode melhorar toda forma de pensar e agir da organização, pois reflete no intimo de cada organização e na maioria das vezes é difícil o empreendedor entender que chegou a hora de mudar, principalmente quando o negocio vem gerando bons resultados.
A criatividade é um ótimo caminho para alcançar o valor agregado, mas o sucesso dessa estratégia dependerá do grau de maturidade existente dentro da organização, devido ao fato que a empresa possa ser imatura e esse incentivo possa ser percebido de forma destorcida. Além disso, internacionalizar a empresa, tornando ela uma empresa exportadora, pode agregar valor ao produto, tendo em vista que existe no uma cultura no Brasil de consumo de produtos que possuem reconhecimento internacional. É justamente por isso que para algumas empresas será necessário reestruturar o seu negócio. Visando o aprimoramento do brand equity da empresa será possível combater a invasão chinesa. Fazer com que o cliente perceba o valor agregado do produto brasileiro é a solução mais