Matemática básica para administração pública
Prezado aluno:
Mais uma vez, seja bem vindo à disciplina de Matemática Básica do Curso de Administração Pública. Sou a professora Carla do Nascimento Lopes, coordenadora dessa disciplina. Se você ainda não leu o “Guia da Disciplina” e o “Cronograma”, deverá fazê-lo primeiramente. Você encontrará semanalmente na plataforma os Exercícios Programados (EPs). Estes serão uma boa oportunidade para você aluno entender melhor o que esperar do curso. Também usarei este espaço para eventuais orientações e revisões. Passamos a seguir, a primeira informação importante deste EP. Para estudar o conteúdo discriminado no guia da disciplina, disponível na plataforma, você deve ter recebido um livro, onde encontrará todo o material necessário ao seu estudo. Para complementar esse estudo, apresentamos neste EP1 uma breve recordação da linguagem e notação de conjuntos. Também recordamos os conjuntos Numéricos: N, Z, e Q.
Assim, sua tarefa desta semana é também ler o material deste EP1 e realizar as atividades aqui propostas. Lembre-se: tendo dúvida você pode sempre contar com o tutor presencial e com os tutores a distância. Além disso, no final da semana você pode conferir suas respostas com o gabarito comentado, disponível na plataforma.
Saudações. Carla do Nascimento Lopes
Introdução à linguagem e notação de conjuntos
Toda a Matemática atual é formulada na linguagem de conjuntos. Portanto a noção de conjunto é a mais fundamental: a partir dela, todos os conceitos matemáticos podem ser expressos. Ela também é a mais simples das ideias matemáticas. Um conjunto é simplesmente uma coleção de objetos ou de elementos. Por exemplo, os animais mamíferos formam um conjunto, os números naturais pares formam outro conjunto.
Por simplicidade, quando precisamos nos referir a um conjunto várias vezes, atribuímos uma notação