Romantismo urbano
Outro autor de destaque foi José de Alencar com os romances Senhora, Lucíola e Diva. Memórias de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida é considerado por alguns romance urbano. Os romances urbanos criam um público leitor ávido e fiel.
'''TOME NOTA!!!''' O romance urbano também conhecido como romance de costumes tem como principal característica a preocupação na ilustração de paixões, comportamento e interesses da classe social da época em foco. Os romances urbanos se caracterizam também pela presença do herói e da heroína, que apaixonados precisam quase sempre superar obstáculos para viverem felizes. Outra principal característica é que trouxeram uma nova forma de entretenimento a leitura de romances estrangeiros.
O PROJETO LITERÁRIO DO ROMANCE URBANO A representação dos costumes da elite brasiloeira definiu o projeto literário do romance urbano. As dezenas de titulos escritos por JOAQUIM MANOEL DE MACEDO e JOSÉ DE ALENCAR adotarão um mesmo plano de fundo -- O RIO DE JANEIRO, capital do Ímpério -- para as histórias de amor que farão o deleite das moças da corte.
OS AGENTES DO DISCURSO O CONTEXTO DE PRODUÇÃOda literatura romantica, ao profissionalizar a condição dos escritores, estimula a criação literária porque, como eles dependem da venda de seus textos, passam a escrever mais. Acirculação inicial dos romances ocorre nas páginas dos periodicos. Alem de noticiar os principais acontecimentos, os jornais publicam também folhetins estangeiros traduzidos, dando inicio à formatação de um novo tipo de leitor: alguém que aprecia as