romantismo em portugal
Em termos históricos, está ligado à Revolução Industrial e à Revolução Francesa, dois acontecimentos que mudaram a história da Europa e colocaram em evidência valores burgueses como o individualismo e a desobediência aos valores pré-estabelecidos.
Das classes sociais desse período, a nobreza e a pequena burguesia são as classes que vão atuar essencialmente no movimento romântico. Assim, o romantismo expressa os sentimentos dos descontentes com a nova ordem socioeconômica, isto é, com o capitalismo industrial. O Romantismo em Portugal foi um tanto tardio em ralação a outros países europeus, surgiu no século XIX, teve como marco inicial a publicação do poema "Camões", de Almeida Garrett, em 1825, escrito no momento em que o país se encontrava sob domínio inglês e enfrentava graves perturbações políticas, o poema tenta resgatar o passado e o orgulho do povo português. Durou cerca de 40 anos, terminando por volta de 1865 com a Questão Coimbrã. Durante o século XIX, Portugal participou de grandes transformações políticas europeias. Nesse período as primeiras manifestações pré-românticas aconteceram, mas o Romantismo só teve início no final dos anos 20.
No entanto, nas artes e na política, o Romantismo surgiu apenas na década de 1830, em grande parte devido a algumas condicionantes tais