Romanos A1
Pr. José Dailson
Para refletir...
Encontrei um comentário sobre a Carta aos
Romanos escrito por D. Martin Lloyd-Jones, baseado nos estudos que durante 13 anos ele expôs na Capela de Westminster (19551968) toda a sexta-feira, os cultos tinham uma oração, um hino e em média duas horas de ensino.
São 14 volumes com quase 6.000 páginas de comentários sobre esta carta de 16 capítulos e pouco mais de 10 paginas na bíblia...
ROMANOS
ROMANOS
DESCRIÇÃO DO CURSO
COMPREENDE O ESTUDO DA ESPÍSTOLA AOS ROMANOS,
CONSIDERANDO O CONTEXTO HISTÓRICO, A FORMULAÇÃO
TEOLÓGICA E O SEU IMPACTO FUNDAMENTAL NA TEOLOGIA
CRISTÃ. RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DOUTRINÁRIA PARA A
PERSPECTIVA ARMÍNIO-WESLEYANA .
INCLUI PRÁTICA EXEGÉTICA E HOMILÉTICA.
Exegese deriva do grego exegeomai, exegeses - tem o sentido de extrair, externar, exteriorizar, expor, que por sua vez, significa conduzir ou guiar. É analisar um texto específico de maneira exaustiva, é o estudo cuidadoso e sistemático do texto para descobrir o significado original que foi pretendido.
Homilética (Grego Homiletikos, de homilos - montar em conjunto), é a aplicação dos princípios gerais da retórica para o fim específico da pregação pública.
OBJETIVOS GERAIS
ROMANOS
1.
Explicar os aspectos centrais da teologia do livro de Romanos, como forma de estar a par da hermenêutica bíblica.
2.
Valorizar a exegese do texto como ferramenta indispensável para a realização do ministério de ensino e de pregação na igreja local.
3.
Aplicar os aspectos teológicos à vida cotidiana da igreja local, afim de providenciar uma resposta plausível às necessidades das pessoas.
4.
Examinar e corrigir várias discrepâncias teológicas que possam surgir quanto à: salvação, pecado, justificação e santificação na vida do cristão, à luz do texto bíblico e à luz da teologia Armínio-Wesleyana.
OBJETIVOS GERAIS
ROMANOS
A IMPORTÂNCIA DESTA EPÍSTOLA
“A carta de Paulo aos Romanos é muito mais que uma simples carta, é um tratado teológico, é o