romance
Literatura
Maiores formas
Romance Novela
Poesia Drama Conto
Gêneros
Comédia Drama Épica
Erótica Nonsense Lírica
Romance Sátira
Tragédia Tragicomédia
Mídia
Atuação (peça)
Livro Oral
Técnicas
Prosa Poesia
Histórias e listas
História
Livros Escritores
Prêmios literários
Discussão
Teoria Crítica
Literatura
v • e
O termo romance (do latim romanice: "em língua românica", através do provençal romans) pode referir-se a dois gêneros literários. O primeiro deles é uma composição poética popular, histórica ou lírica, transmitida pela tradição oral, sendo geralmente de autor anônimo; corresponde aproximadamente à balada medieval. Como forma literária moderna, o termo designa uma composição em prosa.
Índice [esconder]
1 O romance moderno
1.1 Crise do Romance
2 Referências
3 Ver também
O romance moderno[editar | editar código-fonte]
Herdeiro da epopeia, o romance moderno é tipicamente um gênero narrativo, assim como a novela e o conto.
A diferença entre romance e novela não é clara, mas costuma-se definir que no romance há um paralelo de várias ações, enquanto na novela há uma concatenação de ações individualizadas. No romance, uma personagem pode surgir a meio da história e desaparecer depois de cumprir sua função. Outra distinção importante é que no romance o final é um enfraquecimento de uma combinação e ligação de elementos heterogêneos, não o clímax.
Há de notar que o romance tornou-se gênero preferencial a partir do Romantismo, por isso ficando o termo romance associado a este. Entretanto o Realismo teria no romance sua base fundamental, pois apenas este permitia a minúcia descritiva, que exporia os problemas sociais.
Dom Quixote de La Mancha, escrito no início do século XVII, é geralmente considerado como o precursor do romance moderno.1 Na tentativa de parodiar o romance de cavalaria, Miguel de Cervantes não só escreveu um dos grandes clássicos da literatura, como ajudou a