Romance épico - gênero cinematográfico
O Sub-Gênero Romance Épico é derivado do Épico, e se distingue em alguns fatores. É um sub-gênero que retrata a história de um herói vivendo um romance impossível, onde todo seu centro se baseia em apenas um, ou no máximo dois personagens principais. O romance é utilizado como contraponto à guerra, conflito social ou político. Os filmes marcam uma determinada época.
Esse herói, não precisa ser necessariamente um grande herói. Ele é um herói pois luta bravamente, contra tudo e todos, para ficar com sua amada. É um homem comum, com uma grande coragem, disposto a tudo.
Conta tipicamente com grande produção e temas dramáticos, enfatizando o drama humano. A fotografia é sempre muito bem trabalhada para mergulhar o espectador na realidade vivenciada pelos protagonistas. Quanto mais o espectador se sentir naquele mundo, mais vai se envolver emocionalmente com o drama dos personagens.
O mais famoso exemplo deste sub-gênero é, ainda hoje, considerado o maior clássico da história do cinema, E o Vento Levou (Gone With the Wind,1939), dirigido por Victor Fleming que conta a história de amor entre Scarlett O'Hara (Vivian Leigh) e Rhett Butler (Clark Gable) tendo como pano de fundo a Guerra de Secessão Americana. Outro muito famoso – e sucesso de bilheteria - é Titanic (Titanic,1997) dirigido por James Cameron, que baseado em uma história real, conta a história de amor entre Rose (Kate Winslet) e Jack (Leonardo di Caprio).
Titanic é um romance épico clássico, onde Jack, apaixonado por Rose, é o herói. Ambos vivem uma história de amor proibida, pois Rose é noiva de Cal, e precisa se casar com ele para se manter no alto padrão da sociedade burguesa da época e Jack é pobre, ganhou sua passagem em um jogo de poker. Eles tem de lutar contra os valores de uma sociedade inteira, onde uma moça rica não pode ficar com um rapaz pobre, contra a mãe de Rose que não vê a hora que