Bombas centrifugas
EQUIPE:
Amanda Almeida Peterson Piton
Sumário
Introdução
Classificação
Geral Bombas Centrífugas Principais Componentes Princípio de Funcionamento Tipos de Bombas Centrífugas Curvas Características de uma Bomba Vantagens Desvantagens Aplicação
Introdução
As bombas industriais são equipamentos hidráulicos que conferem energia a um líquido com a finalidade de transportá-lo de um ponto a outro, obedecendo as condições de processo.
1. Classificação Geral
2. Bombas Centrífugas
São
equipamentos que desenvolvem a transformação de energia através do emprego de forças centrifugas a partir da rotação de um rotor.
3. Principais Componentes
A bomba centrifuga é constituída essencialmente de duas partes:
◦ Uma parte móvel: rotor solidário a um eixo (denominado conjunto girante); ◦ Uma parte estacionaria carcaça (com os elementos complementares: caixa de gaxetas, mancais, suportes estruturais, adaptações para montagens etc.).
3. Principais Componentes
Rotor
◦ É a peça fundamental de uma bomba centrífuga, a qual tem a incumbência de receber o líquido e fornecer-lhe energia. Do seu formato e dimensões relativas vão depender as características de funcionamento da bomba.
3. Principais Componentes
Tipos de Rotor
◦ São três os tipos de rotor: Rotor Fechado: para água limpa e fluido com pequena viscosidade; Rotor Semi-aberto: para líquidos viscosos ou sujos; Rotor Aberto: para líquidos sujos e muito viscosos.
3. Principais Componentes
Carcaça
◦ É o componente fixo que envolve o rotor. Apresenta aberturas para entrada do liquido até ao centro do rotor e saída do mesmo para a tubulação de descarga.
4. Princípio de Funcionamento
Para o funcionamento, é necessário que a carcaça esteja completamente cheia de líquido, e portanto, que o impelidor esteja mergulhado no liquido. O funcionamento da bomba centrífuga baseia-se praticamente na criação de uma zona de baixa pressão