Bombas Centrífugas
CURVAS CARACTERÍSTICAS DE BOMBAS CENTRÍFUGAS
MATHEUS LEÃO PEREIRA
RIO DE JANEIRO
OUTUBRO DE 2013
SUMÁRIO
1 OBJETIVO Determinar as curvas características (altura manométrica versus vazão volumétrica), (rendimento versus vazão volumétrica) e (potência hidráulica versus vazão volumétrica) para uma bomba centrífuga.
2 INTRODUÇÃO TEÓRICA
Bombas são equipamentos que são responsáveis pela transmissão de energia de uma determinada fonte a um líquido, de modo a fazer com que este se desloque de um ponto para outro ou realize trabalho.
Quanto à forma de acionamento e o modo de ação sobre o fluido, as bombas podem ser classificadas em bombas de deslocamento positivo e de ação centrífuga. As bombas centrífugas são aquelas que desenvolvem a transformação de energia através da ação de forças centrífugas. Elas constituem os tipos mais comuns de bombas empregadas industrialmente. Os componentes básicos dela são rotor, carcaça (voluta e descarga) e eixo. O rotor solidário a um eixo é o conjunto girante do sistema. A carcaça é a parte estacionária que envolve o rotor com duas aberturas para a entrada e a saída do líquido, chamadas normalmente de “conexão de sucção e recalque”. O eixo pode ser conectado à fonte de energia de diversas formas, sendo a mais comum, em bombas médias, o acionamento por um motor elétrico horizontal. O esquema completo e em corte de uma bomba centrífuga é demonstrado pela figura 1 abaixo.
Figura 1: Esquema em corte de uma bomba centrífuga
O funcionamento da bomba centrífuga é devido ao rotor, que imprime um movimento de rotação ao líquido de modo que a porção fluida localizada entre as palhetas é arrastada do centro pela periferia pela ação da força centrífuga. Desse modo, uma depressão interna é gerada no rotor, acarretando um fluxo de